28 de agosto de 2006

Shorter e Hill na Culturgest

IM56257.jpg
Fonte: www.downbeat.com

Em Novembro há jazz e do bom na Culturgest, com dois grupos de referência.

O quarteto de Wayne Shorter (o mesmo que actuou em 2004 no Estoril Jazz) apresenta-se em palco no dia 9 de Novembro, às 21h30.

Com Shorter actuam John Patitucci (contrabaixo), Danilo Perez (piano) e Brian Blade (bateria).

andrew_riverside_315.jpg
Fonte: http://www.andrewhilljazz.com

No dia 26 de Novembro, à mesma hora, actua o quinteto do pianista Andrew Hill, com Charles Tolliver (trompete), Greg Tardy (saxofone), John Hebert (contrabaixo) e Eric McPherson (bateria).

Os preços são os mesmos para ambos os espectáculos: 20 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros).

E Novembro vai ser mesmo o mês mais forte de sempre do jazz em Portugal, com as actuações ainda de Keith Jarrett (12), Patricia Barber (12) e Richard Galliano (17). Um cartaz tão forte só mesmo nos Novembros do Cascais Jazz.

27 de agosto de 2006

Downbeat recorda Nova Orleães

07_03.jpg

Já está nas bancas a edição de Setembro da revista Downbeat, especialmente dedicada à cidade berço do Jazz, Nova Orleães, agora que se completa um ano após a devastação causada pelo furacão Katrina.

24 de agosto de 2006

Jazz e Blues contra Bush

B000GAL2G0.01._SS500_SCLZZZZZZZ_V62375784_.jpg

Para além do Irão e dos "terroristas do costume", também o jazz e os blues resolveram agora desafiar a administração do presidente George Bush.

Alguns músicos uniram-se para criar o CD Got the Impeach Bush/Cheney Blues, entre os quais Baba Israel, Bill Withers, Pyeng Threadgill, Jason Lindner e Grant Green Jr.

Deste trabalho resultaram 15 temas anti-guerra e anti-Bush, tais como "State of Emergency", "God of War", "Mad Cow Breakdown" e "Ballad of a Cluster Bomb".

E para apimentar o CD estão incluídos alguns samples dos discursos em que Bush dizia não ter dúvidas sobre a existência de armas de mass destruction no Iraque...

JazzTimes de Setembro

200609_cover_large.jpg


A edição de setembro da revista JazzTimes é daquelas que não se devem perder. É para guardar, coleecionar...

Para além de uma extensa entrevista a Wynton Marsalis, apresenta um artigo sobre a história dos clubes de jazz de Nova Iorque, a começar no mítico Cotton Club e a terminar no moderno Dizzy?s Club Coca-Cola, localizado no topo do novo edifício sede Jazz At Lincoln Center . O autor é nada menos do que Ashley Kahn, conhecido pelos livros que produziu sobre os discos Kind of Blue (Miles Davis) e A Love Supreme (John Coltrane).


Mas há mais pontos de interesse nesta edição. Há também um guia subordinado aos 15 mais importantes clubes de jazz de Nova Iorque: "New York City: An Insider?s Guide to the City?s Jazz Clubs".


issue200609_big_swing_central.jpg

E como é de Nova Iorque que trata fundamentalmente esta edição, oportunidade ainda para conhecer as big bands que mantêm a chama do swing acesa na Big Apple.

8 de agosto de 2006

Um repto aos fotógrafos amadores

CSCJazz7117.jpg
[Miles Davis - Cascais Jazz 1971]

JNPDI! lança aqui um repto a todos os fotógrafos, especialmente aos amadores, que fotografaram o Cascais Jazz, muito particularmente a primeira edição (Novembro 1971), no sentido de nos ajudarem a reunir material inédito para usar aqui no blog, em artigos a publicar na imprensa, numa eventual exposição e no livro que estamos a realizar sobre a história do Jazz em Portugal.

É, pois, chegada a hora de tirar aquelas velhinhas fotos do "baú"! Todas as imagens são bem-vindas, incluindo as de bastidores, chegada de músicos ao aeroporto, aspecto social do Cascais Jazz, etc...

Vamos assim recuperar os fragmentos dispersos do Cascais Jazz e reuni-los de forma a contar a sua história a quem não a pôde testemunhar ao vivo.

Os interessados em partilhar as suas memórias fotográficas deverão escrever para joaomoreirasantos@gmail.com

livro.jpg

O autor da foto mais original/inédita será distinguido com um exemplar do livro "Duarte Mendonça: 30 anos de Jazz em Portugal".

Todas as imagens recebidas serão devidamente assinaladas com a respectiva autoria, não só para salvaguarda dos direitos de autor, mas também para que quem as realizou possa juntar o seu nome à história deste mítico festival, o que equivale a dizer à própria história do jazz em Portugal... O envio de imagens implica a cedência gratuita da sua utilização para efeitos de publicação no JNPDI!, em livro, em exposições e em artigos de imprensa.

3 de agosto de 2006

Jazz em Agosto arranca hoje

00000829_0001.jpg


Tem início hoje à noite mais uma edição do Jazz em Agosto, que este ano decorre sob o singo de John Coltrane.

JNPDI! deixa aqui o programa completo, chamando a atenção para as duas conferências que se realizam, uma sobre Coltrane e outra sobre o disco Thelonious Monk with John Coltrane at Carnegie Hall, esta útlima proferida pelo homem que descobriu a gravação inédia. Ambas têm entrada livre, assim como tem a exibição de um filme/documentário que registou a música de Miles Davis no ano de gravação de Kind of Blue.


3 de Agosto: Anfiteatro ao Ar Livre (21h30)
ROVA :: ORKESTROVA ELECTRIC ASCENSION
Bruce Ackley (saxofone tenor), Steve Adams (saxofone alto), Larry Ochs (saxofone tenor), Jon Raskin (saxofone barítono), Natsuki Tamura (trompete), Fred Frith (baixo eléctrico), Nels Cline (guitarra eléctrica, efeitos), Otomo Yoshihide (gira-discos, efeitos), Andrea Parkins (teclados, efeitos), Thomas Lehn (electrónica analógica), Carla Kihlstedt (violino, efeitos), Jenny Scheinman (violino), Tom Rainey (bateria), Myles Boisen (eng. som)

4 de Agosto: Auditório 2 (18h30)
EVAN PARKER (Saxofone soprano e tenor)

4 de Agosto: Anfiteatro ao Ar Livre (21h30)
NELS CLINE / ANDREA PARKINS / TOM RAINEY
Nels Cline (guitarra eléctrica, efeitos), Andrea Parkins (teclados, efeitos), Tom Rainey (bateria)

5 de Agosto: Sala Polivalente (15h30)
CONFERÊNCIA JOHN COLTRANE por Evan Parker
Conferência inédita do saxofonista inovador Evan Parker, que versará a época charneira do interruptor da História quando Coltrane gravou em 1961 no clube Village Vanguard de NY a peça Chasin' the Trane, abrindo novos horizontes ao jazz.

5 de Agosto: Sala Polivalente (16h30 e 17h30)
CINEMA: "The Robert Herridge Theater - THE SOUND OF MILES DAVIS"
Filme documental de 1959 do produtor Robert Herridge, com Coltrane, Miles Davis e Gil Evans. A não perder!

5 de Agosto: Auditório 2 (18h30)
LARRY OCHS / FRED FRITH / LE QUAN NINH
Larry Ochs (saxofone tenor), Fred Frith (baixo eléctrico), Lê Quan Ninh (percussão)

5 de Agosto: Anfiteatro ao Ar Livre (21h30)
MANDARIN MOVIE
Alan Licht (guitarra eléctrica), Matthew Lux (baixo eléctrico, efeitos), Steve Swell (trombone), Jason Ajemian (baixo eléctrico, efeitos), Frank Rosaly (bateria), Rob Mazurek (corneta, moog, efeitos)

6 de Agosto: Auditório 2 (18h30)
LÊ QUAN NINH (Solo percussão)

6 de Agosto: Anfieteatro ao Ar Livre (21h30)
CORKESTRA
Cor Fuhler (orgão, clavinet, piano), Ab Baars (saxofone tenor, clarinete), Anne La Berge (flauta), Tobias Delius (saxofone tenor, clarinete), Andy Moor (guitarra eléctrica), Nora Mulder (zimbalão), Clayton Thomas (contrabaixo), Tony Buck (bateria, percussão), Michael Vatcher (bateria, percussão)

10 de Agosto: Anfiteatro ao Ar Livre (21h30)
CRAIG TABORN?S JUNK MAGIC
Craig Taborn (piano, teclados), Mat Maneri (violino), Mark Turner (saxofone tenor), Erik Fratzke (guitarra eléctrica, baixo eléctrico), Dave King (bateria acústica & bateria eléctrica)

11 de Agosto: Anfiteatro ao Ar Livre (21h30)
THE CLAUDIA QUINTET
John Hollenback (bateria, percussão, efeitos), Drew Gress (contrabaixo), Matt Moran (vibrafone, teclados), Ted Reichman (acordeão, guitarra acústica & eléctrica, teclados), Chris Speed (clarinete, saxofone tenor)

12 de Agosto: Sala Polivalente (15h30)
"Discovering Jazz Treasure"
O crítico norte-americano Larry Appelbaum da Library of Congress de Washington D.C. profere uma alocução sobre a sua descoberta da gravação inédita de Coltrane e Thelonious Monk, gravadano Carnegie Hall em 1957 e editada em 2005 pela Blue Note. A não perder!

B000AV2GCE.01._AA240_SCLZZZZZZZ_.jpg

12 de Agosto: Sala Polivalente (16h30 e 17h30)
"The Robert Herridge Theater - THE SOUND OF MILES DAVIS"

12 de Agosto: Auditório 2 (18h30)
LISBON IMPROVISATION PLAYERS featuring Dennis González
Rodrigo Amado (saxofone tenor & barítono), Dennis González (trompete), Pedro Gonçalves (contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria)

12 de Agosto: Anfietratro ao Ar Livre (21h30)
ANTHONY BRAXTON SEXTET
Anthony Braxton (saxofones e clarinetes), Taylor Ho Bynum (trompete), Jessica Pavone (violino, viola), Jay Rozen (tuba), Aaron Siegel (percussão), Chris Dahlgren (contrabaixo)


Mais informações aqui.

Downbeat Agosto 2006

07_03.jpg

Já está nas bancas a edição de Agosto da revista Downbeat.

Aqui se revelam os resultados dos famosos prémios atribuídos pelos críticos da casa, os quais consideraram Dave Douglas o trompetista do ano. Jackie McLean passou a integrar o Hall of Fame e o CD do ano foi Timelines, do pianista Andrew Hill.

B000E5LFEQ.01._AA240_SCLZZZZZZZ_.jpg

Ainda a merecer leitura é o blindfold test ao lendário saxofonista Lou Donaldson.


Site Meter Powered by Blogger